Pesquisa rápida

terça-feira, 18 de maio de 2010

RUPTURA


Quando lemos no livro que inspirou esse blog “Castelo Interior ou Moradas” de Santa Teresa d' Ávila em certas ocasiões é mencionado o desejo da alma em encontrar seu criador e vamos entrando em portas e mais portas e, a cada passo que estamos mais próximo do Rei que está morando no centro desse castelo melhor o podemos no assemelhar a Ele.
Tudo muito lindo e maravilhoso quando lemos, porém na prática encontramos algumas questões que não estão escritas no livro de maneira objetiva como o porque de certas coisas ou de certos acontecimentos. Não estou questionando que o livro deveria ser diferente, longe de mim ser tão petulante. Mencionei isso para dizer que certas coisas que acontecem conosco é justamente a necessidade que temos de encontrar com Deus, porém a cada dia que passamos nessa busca de Deus mais parecido com Deus ficamos, pois quando nos enamoramos de alguém mais parecido com esse alguém ficamos. Pense nesse momento nos amigos, namorados, esposos, etc. Se olharmos o nosso ser encontramos um pouquinho dos nossos pais, irmãos, namorados, esposos, amigos e isso acontece justamente porque nos enamoramos dessas pessoas e consequentemente ficamos mais parecidos com essas pessoas. Não nos tornamos a pessoa em si e nem podemos, mas nos tornamos semelhantes a ela e esse processo é comum e tranquilo quando falamos de homem para homem. Quando nossa semelhança passa a ser de homem para Deus o processo é mais complicado e mostro uma pequena parte o porque:
Somos imagem e semelhança de Deus (1) e também somos pecadores (2) dotado de imperfeições (3). Com isso vemos e fazemos diversas coisas que não são propriamente assuntos que tenham uma ligação direta com Deus (4), ou seja, que não é propriamente dita uma oração ou uma ação ligada a uma oração, uma entrega a Deus como por exemplo o assistir uma televisão, ouvir um rádio, jogar futebol, video-game, ir a um barzinho com os amigos. Como podem ver nenhuma dessas ações estão erradas, porém não é uma ligação direta a Deus, já o reservar um tempo para rezar, entregar seu dia de trabalho como um sacrifício de louvor a Deus, fazer jejum e fazer caridade pensando em Deus é necessariamente uma ação ligado diretamente a Deus.
Quando fazemos ações ligadas diretamente a Deus estamos nos enamorando de Deus e, consequentemente estamos adquirindo mais “manias” de Deus e quando encontramos uma “mania” de Deus que se choca com uma mania nossa é quando dizemos: “Isso não dá pra fazer.” é normal e puramente humano chegarmos a esse ponto, o ponto onde estacionamos e dizemos que no quesito X não podemos nos enamorar de Deus, não podemos imitar Deus (5), não podemos ser “deuses”(6).
Essa é a realidade que todos aqueles que um dia desejaram ser de Deus passou ou está passando e irão passar inúmeras vezes, porém a decisão que tomamos causam em nós sérias mudanças.
RUPTURA:

Quando encontramos uma questão que vai mudar nossa jeito de ser em alguma área da nossa vida, ficamos nos questionando como faremos isso ou se não vamos fazer e, quando decidimos há uma ruptura naquela área da vida, isso a psicologia explica claramente. Quando há uma situação que enamorados de Deus temos que decidir se vamos para a direita ou para esquerda e decidirmos pelo nosso estilo de vida fazemos uma ruptura nesse enamorar divino e passamos a viver segundo nossas convicções e passamos a andar em círculos até darmos conta que o melhor a ser feito era ter tomado a outra decisão.
Quando decidimos seguir segundo os preceitos divinos também fazemos uma ruptura, porém essa ruptura é com o nosso “eu”, passamos pela prova de fogo de nos deixarmos seguir em frente pela fé e tão somente por essa fé vamos vivenciando novas vidas, novas culturas, novos momentos.
Em suma, quando nos deparamos com o divino (7) iremos chegar sempre nos pontos de ruptura que nos farão tomar decisões complicadas e delicadas que envolverá toda a nossa maneira de ser, do mais simples aos mais complexos.
Peçamos sempre a Deus para nos mostrar como devemos agir e que nosso agir sempre seja em conformidade com aquilo que Deus espera de nós.

Ronnam da Silva.

Leituras para conferir:
(1) Cf: Gênesis 1, 26; (2) Cf: Salmo 50, 5; (3) Salmo 102, 14; (4) Cf: Eclesiastes 1 e Eclesiastes 12,8.13; (5) Cf: I Coríntios 4, 16, I Coríntios 11, 1, Efésios 5, 1 e I Tessalonicences 1, 16 (6) Cf: Cântico dos Cânticos 8, 6 e o texto “Centelha Divina” deste blog no marcador MORADAS(7) Cf: I Coríntios 13, 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário