Pesquisa rápida

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Raízes


Fica mais um pouco, é muito bom a sua presença entre nós.”, foi o que ouvi de uma conhecida em um grupo de conhecidos na internet e realmente o papo estava bom, falávamos de diversas coisas, riamos, nos descontraíamos... realmente foi muito bom. No dia seguinte foi a mesma coisa, e no outro, no outro, etc.

Sites de bate papo, não importa o gênero e suas novidades são sempre a mesma coisa: reunião de pessoas fazendo diversas coisas que se gostarmos fincaríamos raízes que d

ependendo do grau de importância que damos não sairemos jamais da frente da tela do computador.

Fincar raízes é isso: fazer algo ou criar um ambiente para você viver sempre e até com uma certa dependência dessa coisa. Vejamos:

  • “Consegui um belo emprego, vou querer fincar raiz aqui.”

  • “Essa terra é boa, vou fazer de tudo para morar por aqui.”

  • “Que pessoa bacana, seria ótimo tê-la como amigo(a).”

  • “Que pessoa maravilhosa, me conquistou o coração.”

  • “É esse o curso que quero fazer.”

Desses exemplos, como é fácil perceber das coisas rotineiras e boas em si próprias e até mesmo o exemplo do bate-papo como facilmente fincamos raízes. Mas não tão fácil podemos encontrar um probleminha no meio disso tudo: ao “fincar” raízes estamos sujeitos a entrar em um vício que, n

ão identificado e excluído de nossa vida desde o início entraremos em uma verdadeira plantação de engano e pecado que sufocará nossa felicidade em Deus.

Enquanto

vivemos no mundo não podemos ficar sem trabalho e tentações.(1)

Em cada coisa que fazemos somos tentados a sermos desobedientes naquilo que nos propomos a fazer, desde um simples acordar cedo para resolver os problemas do dia a dia até ao ponto de desobedecermos a Deus nas maiores atrocidades que minha mente não alcança em pensar.

Ninguém há tão santo e tão perfeito, que não tenha algumas vezes tentações, e não podemos viver sem elas(2)

Jesus Cristo nos ensina na bela parábola do joio e do trigo(3) que teremos sempre tentações desde nossas raízes, assim como aconteceu com Adão e Eva(4) e da mesma maneira acontecerá conosco, porém existe uma maneira de identificarmos onde está o erro no meio das coisas boas que fazemos ou criamos; não estou ditando regras ou fornecendo uma “receita”, o que escreverei é simplesmente aquilo que Nosso Senhor Nos ensina e sua tradição também.

Mas, não é fugindo que podemos vencê-las, porém, é com paciência e verdadeira humildade que nos fazemos mais fortes que todos os nossos inimigos(5).

Sim, em nossas

vidas e trabalhos encontramos as tentações, o sedutor que nos quer levar para o mal caminho que só pode ser expulso através de jejum e oração(6).

Não vamos fugir de nossas responsabilidades, mas quando fincarmos nossas raízes vejamos desde o início o que nos leva a Deus ou não, só assim poderemos viver uma vida mais feliz e cheia de realizações.


Oh! São José, esposo de Maria Mãe de Deus e pai adotivo de Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador, concede-nos a graça de uma boa organização de nossas mentes, para tudo ordenar-mos para o amor. Vós que fostes carpinteiro, ajuda-nos a enfrentarmos com coragem o dia-a-dia, a concluirmos tudo aquilo que planejamos de bom e a saber a hora certa de arrancar os joios que foram ardilosamente semeados pelo demônio. Que possamos ouvir sempre a Deus e a colocar em prática tudo aquilo que ouvimos de tão bom Senhor Deus dos exércitos. Amém!




(1) Cf. Imitação de Cristo(CAP XIII, I P.01) Ed. Ave Maria

(2) Cf. Imitação de Cristo(CAP XIII, I P.04) Ed. Ave Maria

(3) Cf. Evan

gelho segundo Mateus (13, 24-30)

(4) Cf. Livro do Gênesis(3, 01-07)

(5) Cf. Imitação de Cristo(CAP XIII, III P.04) Ed. Ave Maria

(6) Cf. Evangelho segundo Mateus (17, 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário