Pesquisa rápida

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TU SABES



Quanto gostamos de Deus? Pouco, muito ou nada? Neste exato momento nosso saber plaina sem ter uma resposta sincera, uma resposta contundente, muito provavelmente vem apenas um simples “Eu adoro o Senhor!”.
Agora o quanto realmente você gosta de Deus, pare um momento e reflita... Pode parar até de ler um pouco e pense... “Quanto gosto de Deus?”.

Agora provavelmente você tem uma resposta um pouco mais concreta, mas lhe digo que essa resposta varia sempre com o momento em que você está vivendo. Se você saiu da confissão, então você acredita que ama muito a Deus, mas se você acabou de cometer um pecado mortal, então você não ama nada a Deus. Então como saber se você ama ou não? Quanto você gosta de Deus?
Esse dilema viveu nada mais, nada menos do que nosso primeiro papa, São Pedro. Quando estava reunido com os outros onze apóstolos junto com Jesus ele de peito aberto disse que morreria por Jesus, no qual O mesmo replica: “Ainda hoje, antes que o galo cante duas vezes, me negarás três vezes”. (Cf  Mc 27, 75).

E qual foi sua surpresa quando o mesmo apóstolo negou pela terceira vez seu mestre? Saiu e chorou amargamente (Cf. Mt 26, 75)
Nesse momento, Pedro descobriu que não amava Jesus com tanta intrepidez.
Então podemos concluir que o gostar depende do nosso estado de espírito? Logicamente que não, pois o gostar é apreciar o objeto do gosto, sendo esse objeto algo ou alguém. Se você admira uma coisa imutável como uma laranja, logo gostará sempre independente se você está triste ou alegre. Se você gosta de alguém e esse alguém não lhe fizer mal algum, logo continuará gostando dele quer você esteja doente ou sadio, bruto ou dócil.

Então eu pergunto novamente: Quanto você gosta de Deus? Pois você sabe agora mais que nunca que o gostar não depende de você e sim do objeto que lhe agrada, é algo racional que penetra no sentimental.

Jesus sabiamente dialoga com Pedro depois de sua ressureição...

Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas (João 21, 15-17)

Entendeu? Pedro foi taxativo ao dizer ((...) Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo (...)).
Vou tentar melhorar o entendimento, veja abaixo a mesma passagem em grego:

15. οτε ουν ηριστησαν λεγει τω σιμωνι πετρω ο ιησους σιμων ιωνα αγαπας με πλειον τουτων λεγει αυτω ναι κυριε συ οιδας οτι φιλω σε λεγει αυτω βοσκε τα αρνια μου.16. λεγει αυτω παλιν δευτερον σιμων ιωνα αγαπας με λεγει αυτω ναι κυριε συ οιδας οτι φιλω σε λεγει αυτω ποιμαινε τα προβατα μου.17. λεγει αυτω το τριτον σιμων ιωνα φιλεις με ελυπηθη ο πετρος οτι ειπεν αυτω το τριτον φιλεις με και ειπεν αυτω κυριε συ παντα οιδας συ γινωσκεις οτι φιλω σε λεγει αυτω ο ιησους βοσκε τα προβατα μου

Sim, eu sei que você passou batido, eu também passaria batido, mas de tudo quero mostrar um detalhe das palavras em destaque:
αγαπας : Amor Ágape, amor sem reservas, amor perfeito.
φιλω :Gostar de alguém, ter sentimentos apreciativos, gostar como um amigo.

Notaram a diferença? Jesus pergunta: “Pedro tu me amas?” No qual responde: “Sim Senhor, tu sabes que te gosto”.

Infelizmente a tradução para o português não alcança essa dimensão, mas para a tradução espanhola ela é mais concreta. Vejamos abaixo para termos uma melhor compreensão. Mesmo que você não entenda espanhol, é mais compreensível do que tentar ler em grego. Abaixo de cada versículo coloco a tradução literal do espanhol:

15.     Después de haber comido, dice Jesús a Simón Pedro: «Simón de Juan, ¿me amas más que éstos?» Le dice él: «Sí, Señor, tú sabes que te quiero.» Le dice Jesús: «Apacienta mis corderos.»
15.    Depois de haver comido, disse Jesus a Simão Pedro: « Simão de João, me amas mais que estes? » Lhe disse ele: «Sim, Senhor tu sabes que te quero. » Lhe disse Jesus: Apascenta meus cordeiros. »  
   
16.    Vuelve a decirle por segunda vez: «Simón de Juan, ¿me amas?» Le dice él: «Sí, Señor, tú sabes que te quiero.» Le dice Jesús: «Apacienta mis ovejas.»
16.    Voltou a dizer pela segunda vez: «Simão de João, me amas? » Lhe disse ele: « Sim, Senhor, tu sabes que te quero. » Lhe disse Jesus: «Apascenta minhas ovelhas».  
 
17.    Le dice por tercera vez: «Simón de Juan, ¿me quieres?» Se entristeció Pedro de que le preguntase por tercera vez: «¿Me quieres?» y le dijo: «Señor, tú lo sabes todo; tú sabes que te quiero.» Le dice Jesús: «Apacienta mis ovejas.
17. Lhe disse pela terceira vez: « Simão de João, me quer? » Se entristeceu Pedro, de que perguntasse por três vezes: « Me quer? » e lhe disse: «Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te quero. » Lhe disse Jesus: Apascenta minhas ovelhas. »

Note que por duas vezes Jesus pergunta se Pedro tem um amor pleno por Ele e por duas vezes Pedro diz que gosta, diz que quer Jesus. Dá a entender que Jesus quer que Pedro diga: “Sim senhor, tu sabes que te amo.”. Mas Jesus sabia que não, sabia que Pedro ia dizer que não. Tanto Ele quanto Pedro lembravam muito bem o que se passou na última ceia. Agora Pedro está usando a razão no lugar do sentimento, identificou seu sentimento por Jesus e disse: “Gosto!”. E Jesus na terceira vez não pergunta se o ama, mas sim se gosta. Pedro fica triste, lógico, o que mais Jesus queria ouvir da boca de Pedro?


Tente imaginar Jesus lhe perguntando “Me amas mais que esses?” Por cada vez que tu pecou, cada vez que você disse uma blasfêmia, por cada vez que tu se voltou contra Jesus com seus pensamentos irrequietos e contrários a Ele. Você responderia com a razão ou deixaria que o sentimento tomasse conta novamente?

Convido-te a fazer esse exercício. Lembre de um pecado que você cometeu e, na lembrança dele pensas em Jesus dizendo a ti...”’Seu nome’ filho de ‘nome de seu pai ou sua mãe’ tu me amas?”

E responda se tu o amas, mas responda mesmo.

”’Seu nome’ filho de ‘nome de seu pai ou sua mãe’ tu me amas?”
”’Seu nome’ filho de ‘nome de seu pai ou sua mãe’ tu me amas?”
”’Seu nome’ filho de ‘nome de seu pai ou sua mãe’ tu me amas?”

Agora por fim faça esse último exercício colocando no lugar do ‘amas’ a sua resposta:

”’Seu nome’ filho de ‘nome de seu pai ou sua mãe’ tu me ‘sua resposta’?”

Deixe que Jesus entre no seu mundo, na sua forma de amá-Lo, na sua forma de gostar e espere que Ele termine a frase dizendo o que Ele quer de você. “Apascenta minhas ovelhas”, “Cuide de seus filhos”, “Guarde teu ministério”, “Abandone-se em mim”, apenas ouça...
Autor: Ronnam de Lima da Silva

Um comentário:

  1. Fernanda Lacerda Cardial11 de fevereiro de 2012 às 01:18

    Muito interessante esse texto. Realmente não tem como não se emocionar é um tema muito forte e a ideia do exercício nos leva a refletir sobre o sentimento e razão.
    Parabéns, ótimo texto!!!

    ResponderExcluir