Pesquisa rápida

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cuide bem do seu templo

Muito antigamente antes da vinda de Cristo as orações eram feitas em templos construídos por homens no qual eram realizados seus sacrifícios para o Deus Altíssimo.
Com a vinda de Jesus houve grandes mudanças, mudanças tal que a lei e os profetas tornaram-se perfeitas. (cf: MT 5, 17)

(reconstituição do templo de Salomão)


Hoje temos nossas comunidades, paróquias, santuários, dioceses, arquidioceses, etc. todas com o Santíssimo Sacramento esperando nossa visita para que possamos adorá-Lo, rendermos graças, louvarmos, etc. Não mais que esses templos criados para a reunião das comunidades para o louvor e adoração ao Deus maravilhoso, para o cuidado desses templos temos as doações de todos que se importa com a conservação desses templos, para tais nosso clero é bem cuidadoso na prática da conservação em parceria com os leigos.
(Catedral da Sé – São Paulo - Brasil)


Com os templos bem cuidados então podemos marcar reuniões para realizarmos nossas orações como na época antes de Cristo, podemos ir à missa todos os dias assim como era feito antes da vinda de Cristo “não digo as missas, mas sim as orações nos templos”. Então porque o título desse texto pede para cuidarmos do nosso templo? Pelo o que podemos ver as comunidades vão bem, obrigado. Mas não esqueçamos que somos templos do Espírito Santo.

Mas qualquer um é templo do Espírito Santo? Considerando que se formos batizados em nome de Jesus sim. (cf: I Cor 6, 11. 19), pois quando há o batismo passamos a participar da natureza de Deus, passamos a ser co-herdeiros com Deus, passamos a fazer parte do corpo de Cristo (cf: CIC 1265) e é esse cuidado do qual estou escrevendo, é o cuidado pessoal, pois o Espírito de Deus faz sua morada em nós de uma forma pessoal.

Fomos constituídos homens por termos alma e corpo, essa união faz com que tenhamos uma pré-disposição a aceitar Deus. Posso até dizer que enquanto não somos batizados somos um templo construído, em parte por Deus e parte de nossos pais, a espera do Rei que entrará em sua morada. Mas muitas pessoas não ligam ou não conhecem a possibilidade dessa união no batismo, mesmo batizados não se importam com os seus deveres e direitos, vivem a vida de qualquer jeito transformando seus dias opacos sempre procurando prazeres para preencher aquilo que somente Deus pode preencher.

(representação de um batismo)


Tem aquelas pessoas que ainda que faça suas orações, participe da Igreja não consegue entender que Deus fez nossa alma e nossos pais fizeram nosso corpo para que trabalhem em união, essas pessoas infelizmente ficam em um estado pior daqueles que não tem uma religião ou participe de uma religião qualquer. Escrevo isso porque essas pessoas não têm a coragem de “desbravar” iguais aqueles que não têm uma religião e começa a viver uma vida puritana, uma vida amarga cheia de regrinhas, mandos e desmandos. Depois falarei sobre a fé e a razão.

Cuidar do templo não é somente dizer que ama a Deus, é unir suas orações com os atos de seu dia-a-dia para que seu corpo possa estar sempre preparado para receber o amor de Deus, sim preparar o corpo. Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixei levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. (Romanos 12,16)

Esta é a mensagem de hoje, cuide bem do seu templo, não procure brigas e saiba unir seus atos com suas orações. Não procure arrumar confusão, não traia seu cônjuge, procure ser justo, prepare-se para a vinda do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário