Pesquisa rápida

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (João 3,1-8)

Segunda-Feira, 2 de Maio de 2011
Santo Atanásio
Evangelho: Fonte: http://www.cancaonova.com
Reflexão: Ronnam de Lima da Silva
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

_____________________________________________
REFLEXÃO
O Evangelho de hoje nos é apresentado a figura de Nicodemos, um fariseu que acreditava em Jesus, desde  os primeiros instantes com Jesus ficara curioso com seu modo de vida, com seus anúncios e, secretamente o seguia. Digo secretamente, pois sendo fariseu não poderia mostrar que era seguidor de Jesus que era tido como blasfêmio e queria condená-lo.
O diálogo entre Nicodemos e Jesus fora de certa forma curto, mas de uma riqueza expêndida: “É necessário nascer do alto.” diz Jesus.
Nicodemos não entendera, da mesma forma que a samaritana não tinha entendido quando Jesus interpelava acerca da água viva (Cf. Jo 4, 10).
“Será que devo voltar ao ventre de minha mãe?”
Mas Jesus fala que devemos nascer do alto, em Espírito e em Verdade(São João 4,23). Oras o Espírito é o Espírito Santo de Deus, que é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e a Verdade é o Verbo de Deus, Jesus Cristo que se fez homem para nos resgatar. Então para sermos “seres espirituais” nascido do alto devemos nascer pelo Espírito Santo de Deus por Jesus Cristo e só assim poderemos nascer do alto.
Esse nascer do alto é o aperfeiçoamento do batismo criado por São João Batista, São João Batista batizava para a remissão dos pecados, com o batismo de Jesus o batismo de João se tornou perfeito. Segundo a Sagrada Tradição nos ensina em “As Catequeses de Jerusalém (Séc. IV)” que ao recebermos as águas do batismo nas 3 imersões em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo nós batizados participamos com Cristo em sua morte e ressurreição, nós batizados morremos de uma vez por todas para o pecado, para o demônio a antiga serpente e nascemos de uma vez por todas para Deus.
Oras, se nascemos de uma vez por todas para Deus então passamos a ser seres espirituais, participamos desde já da vida divina, não como deveríamos de fato participar, pois ainda estamos no mundo, mas de uma maneira invisível ao nossos olhos carnais. Por isso que o apóstolo João diz que para amar a Deus temos que seguir seus mandamentos (Cf. I Jo 2, 10)
Os que vivem segundo a vontade de Deus observa os mandamentos de Deus. É observando os mandamentos de Deus por completo que manifestamos nosso amor a Deus e assim participamos de maneira clara e objetiva da vida celestial, da vida que nos é apresentada no nosso batismo e, enquanto estivermos na terra, como cidadãos do céu daremos testemunho fiel da Onipotência, Onisciênca e Onipotência de Deus.
Se você neste momento de reflexão percebeu que seu coração não está de fato voltado a Deus peça nesse momento que o Espírito de Deus habite em você. Se no momento dessa reflexão você viu seus pecados passarem em seus olhos, procure um sacerdote o quanto antes e, confessando seus pecados possa continuar na caminhada, na peregrinação rumo ao céu.
E lembre-se! Somos cidadãos do céu, nosso lugar é o céu. Não deixe que essa graça seja tirada de nós passando a obedecer as mentiras de Satanás. Isso mesmo! Não demos ouvidos às sugestões de Satanás, lutemos com orações, jejuns, esmolas e entrega a Deus por meio do Imaculado Coração de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário