Pesquisa rápida

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lógica do Arrependimento

De muito já ouvimos falar a seguinte frase: “Não me arrependo de nada do que fiz; antes me arrependo do que não fiz.”



É uma frase de muito perigo, pois ela expõe uma atitude boa em uma frase completamente pagã, pois no entendimento pagão o arrepender está associado ao fracasso, a derrota e essa é a loucura que o Senhor entende da sabedoria humana (cf. I Cor 1, 20).
Arrepender é se humilhar é reconhecer que seus atos foram falhos e isso varia de pessoa a pessoa, de ato falho a ato falho, por exemplo:
• Sua intenção do coração foi má concebida, logo por melhor que a atitude seja boa você está errado.
• Sua intenção primária (do coração) foi boa, mas os meios utilizados foram maus implica em erro de ação.
São dois pontos genéricos de erro e que a variação é no tempo do erro e isso tem que reconhecer que está errado e reconhecendo o erro devemos nos arrepender.

(Arrepender é se humilhar é reconhecer que seus atos foram falhos)

Temos agora dois pontos que podemos colocar em prática em nossas vidas: Qual é a intenção do coração e quais são os meios utilizados.
Para a intenção do coração a solução é mais simples, pois o assunto encerra no planejamento de algo que finaliza em problemas, em erros e até mesmo dores desnecessárias, no máximo temos que conversar com nossos amigos de nossas partilhas e informar que a intenção do coração foi má.
Para as atitudes más o processo é mais doloroso, pois algumas pessoas se feriram, seu coração foi ferido pela sua prepotência, sua arrogância.
Nesses dois pontos Deus nos avisa que estamos errados, se abrimos nosso coração à misericórdia do Altíssimo somos informados por Ele desde o momento em que estamos formando a idéia má na mente e/ou estamos praticando o que é mau. Desde sempre somos avisados, antes, durante e depois de tudo consumado.

(Deus, porém, não levando em conta os tempos da ignorância, convida agora a todos os homens de todos os lugares a se arrependerem. (Atos 17, 30))

Mas Deus é misericordioso e podemos sempre contar com Seu poder e Amor, pois em qualquer ponto O temos por Salvador e nos dá os meios de correção e essa correção é somente para os que se arrependem, os que voltam atrás em suas decisões, os que corrigem seus atos.
Agora qual é o ponto bom da frase introdutória deste texto? É a necessidade que temos de nos superar, a necessidade que temos de aprender com nossos erros. Esse é o sentimento bom por trás de uma frase ruim.
O que fazer então? Arrependa-se de seus erros e diga sempre: “A sabedoria de Deus me leva a perfeição.”

Autor: Ronnam de Lima da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário